Perguntas freqüentes

Imprimir PDF

 



1.

 

O que significa a expressão Hung Fa Yi Wing Chun?
R: A tradução da expressão para o português equivale a: Flor Vermelha da Retidão do Louvor à Primavera. Analisando cada ideograma da expressão, podemos traçar um perfil mais detalhado da filosofia Hung Fa Yi, a saber:

"Hung" - O termo representado pelo ideograma que significa “vermelho”. Esse termo tem uma íntima relação com o primeiro imperador da Dinastia Ming, um monge Shaolin que é considerado um grande herói por ter combatido os Mongóis e os expulsado da China. Por este motivo, esta cor foi muito valorizada pelas sociedades secretas para expressar seus ideais de deposição dos manchus e restauração da Dinastia Ming.

"Fa" - É representado pelo ideograma e significa “flor”, como indicativo da parábola do grande mestre Sidarta Gautama (Buda) sobre a Realidade. Essa alusão à flor denota a íntima relação entre o HFYWCK e o Budismo Ch'an de Shaolin.

"Yi" - É representado pelo ideograma e significa “retidão”. Essa é a virtude pela qual o sistema Hung Fa Yi demonstra seu valor, que deveria ser cultivado e aplicado pelos antigos revolucionários da sociedade secreta – pois sem seu valor, a sociedade revolucionária nem mesmo existiria – e pelos praticantes atuais. O conceito de retidão para os chineses é dotado de profunda influência Confucionista, sendo tratado à luz da ética da convivência social, assim como Budista, devendo também ser interpretado sob o prisma das virtudes que devem ser vivenciadas para lograr-se a evolução espiritual.

"Wing" - É representado pelo ideograma e significa “louvor”, “proclamação”. Denota que a revolução contra os invasores manchus que instauraram a Dinastia Qing deveria ser divulgada pela palavra, de boca a ouvido. Esse método de ensino também favorecia que o conhecimento fosse passado de modo sigiloso entre os revolucionários. É também uma menção ao fato de o conhecimento ser passado ainda hoje de forma oral ou seja, por meio do contato direto Mestre-Discípulo (Hou Chuen).

"Chun" - É representado pelo ideograma e significa “primavera”. É uma menção à idéia de renascimento. Do ponto de vista revolucionário, seria o renascimento da Dinastia Ming, ou seja, o seu retorno ao poder. Assim, do ponto de vista dos revolucionários, a China voltaria a sua época áurea, a era Ming.

"Kuen" - É representado pelo ideograma e tem como significado “punho”, uma óbvia alusão ao aspecto marcial do sistema, o combate corpo-a-corpo.

 

 

 

 

 

 

2.

 

O que é o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen?
R: Hung Fa Yi Wing Chun Kuen é um sistema marcial único, resultado da colaboração dos monges do Monastério Shaolin e peritos militares, cujas raízes remontam ao século XVII. Os monges traziam a filosofia do Ch’an (Zen), o conhecimento das estruturas do corpo humano e o processo de desenvolvimento mental e físico; os militares, o entendimento da lógica, das táticas e das estratégias. Nasceu, assim, um sistema completo, que abrange todas as distâncias de combate (chutes, golpes, torções e agarramentos), possui exercícios de cultivo da saúde e é permeado por uma filosofia de profunda beleza e praticidade.

 

 

 

 

 

 

3.

 

Qual a diferença entre o Hung Fa Yi e outros sistemas de Wing Chun?
R: Todas as linhagens de Wing Chun vieram do mesmo Ancestral e, independentemente da tradição oral que abracem, é senso comum que suas raízes estão no Monastério Shaolin do Sul da China. Assim, a arte de Wing Chun era praticada de forma uniforme até o período dos Juncos Vermelhos (metade do século XIX). Nesse período, ela ramificou-se em diferentes famílias, resultando em diferentes interpretações e, conforme as gerações foram se passando, em diferentes versões de sua história.

No terreno estritamente prático, se é fato que todas as linhagens têm origem comum e contêm técnicas como Tan Sau, Bong Sau e Fook Sau, também não é menos verdadeiro que as similaridades param por aí e que é justamente nesse ponto que as diferenças começam.

O que pode ser ressaltado, sem qualquer conotação subjetiva ou juízo de valor, é que, ao contrário do que ocorre com as linhagens que foram mais difundidas no final do século XX, Hung Fa Yi Wing Chun preserva técnicas características dos sistemas provenientes do Templo Shaolin de Fukien, como é o caso da progressão denominada “Kiu Sao” – expressão encontrada em estilos cuja tradição oral e escrita remonta ao mesmo monastério, como Hung Gar, Pak Mei, Lung Kuen, Louva-a-Deus do Sul etc. Preserva, ainda, a “fórmula de Wing Chun”, misto de movimentos e visualizações que permitem ao praticante traçar o seu espaço tridimensional de combate, assim como “os Dez Pontos Brilhantes” (Sap Ming Dim) e Céu-Homem-Terra (Tin Yan Dei), que permitem ao praticante posicionar-se e mover-se de acordo com as estruturas mais adequadas de sua anatomia e visando sempre à ocupação de posição superior em relação ao seu oponente.

Pode-se ainda salientar que a tradição oral do Hung Fa Yi Wing Chun atribui ao revolucionário Hung Gan Biu, da Sociedade dos Lutadores das Bandanas Vermelhas (Século XIX, período dos Juncos Vermelhos), a inserção de exercícios de combate corpo-a-corpo inspirados no uso da lança nos campos de batalha. Esses exercícios e a forma (seqüência de movimentos pré-determinada) que está à sua base denominam-se Bai Jong Baat Bo Jin. Tais práticas situam-se entre os níveis Siu Nin Tau e Chum Kiu e não são encontrados nas demais variações de Wing Chun.

Outra característica própria do Hung Fa Yi Wing Chun é a preservação do conceito de “Três Pontes Conectoras” (Sam Mou Kiu), que reflete uma abordagem Ch'an (Zen) da evolução do ser humano pelos níveis de Divagação (Fau Kiu, Ponte Flutuante), Consciência (San Kiu, Ponte Separada) e Foco (Weng Kiu, Ponte Eterna). Esse conceito, graças à amplitude e à riqueza do Hung Fa Yi Wing Chun, pode ser aplicado ao combate e a todo e qualquer campo da vida do praticante, enriquecendo-o corporal, espiritual e mentalmente.

Centenas de outras diferenças poderiam ser apontadas, mas deve-se ter a cautela de salientar-se que diferenças não implicam superioridade nem inferioridade. Toda e qualquer arte marcial tem valor e deve ser respeitada. Por isso, um dos lemas da família Hung Fa Yi na atualidade é: “Aja com neutralidade: não diga que você é o número um, mas também jamais afirme que é o número dois”.

 

 

 

 

 

 

 

4.

 

O Hung Fa Yi é oriundo do Templo Shaolin?
R: Sim, conforme já salientado acima.

 

 

 

 

 

 

5.

 

O que vem a ser uma ciência marcial?
R: Resumidamente, ciência marcial é aquela baseada em leis e princípios universais, fundados nas relações de tempo, espaço e energia. Não entram em jogo, aí, elementos meramente subjetivos, que pertencem ao âmbito da arte.

 

 

 

 

 

 

 

6.

 

Quais são os 3 Tesouros de Shaolin"?
R: O primeiro é a sabedoria Ch’an (Zen), que nos auxilia nas batalhas da vida diária e é expresso no treinamento marcial, harmonizando corpo, mente e espírito. O segundo é o cultivo de uma vida saudável através da harmonização das energias internas e externas pela prática de exercícios de relaxamento, visualização, meditação e respiração. O terceiro e último tesouro são as verdadeiras habilidades marciais, conquistadas através do domínio e da aplicação prática de conceitos, princípios, táticas e estratégias que dão suporte às técnicas de combate. Em resumo, os três tesouros de Shaolin são: Sabedoria, Saúde e Habilidade Marcial.

 

 

 

 

 

 

 

7.

 

O Hung Fa Yi é alguma seita ou ordem secreta?
R: Não. Hung Fa Yi Wing Chun é e sempre foi um sistema marcial e não deve ser confundido com as organizações secretas em cujo seio foi praticado até o final do século XX.

 

 

 

 

 

 

8.

 

Existe conexão história entre Chi Sim Weng Chun e Hung Fa Yi Wing Chun e entre a Weng Chun Din (ou Tong) e a Wing Chun Tong?
R: Weng Chun Din (Sala da Eterna Primavera) era o local dentro do Templo Shaolin do Sul onde desenvolviam-se pesquisas sobre a eficiência da arte marcial praticada no monastério. Diferentes grupos de monges ali se encontravam com esse propósito.

Pode-se afirmar que Chi Sim e Hung Fa Yi tenham sido influenciados pelos estudos realizados naquele local. Entretanto, o fato é que, após a destruição do Templo, alguns dos antigos freqüentadores da Weng Chun Din foram cooptados e protegidos pela Sociedade Secreta Hung Mun (também conhecida com Tin Dei Wui) cujo propósito original estava centrado na restauração da Dinastia Ming. Seus encontros, de acordo com os rituais da Hung Mun e a história oral da família Hung Fa Yi, realizavam-se em uma construção chamada Hung Fa Ting – a qual, a propósito, foi encontrada por arqueólogos, em escavações em Putian, Fukien, no final do século XX. Ali deu-se seguimento à prática de um particular sistema marcial, hoje conhecido como Hung Fa Yi Wing Chun.

Já "Wing Chun Tong" é uma expressão criada pelos praticantes de Hung Fa Yi após a destruição do templo, quando o ideograma "Weng" (Eterna) foi substituído por "Wing" (Comunicar Oralmente) com propósitos políticos. "Tong" significa "Salão"; portanto, o local onde se realizam os encontros de um determinado grupo. "Chun" é "Primavera" e nesse contexto refere-se ao retorno dos Ming ao poder. "Wing" é "Falar, Louvar, Proclamar", ou seja, espalhar, de boca a ouvido, o ideal do grupo que deseja a restauração da Dinastia Ming.

 

 

 

 

 

 

 

9.

 

Quais são os níveis de treinamento do HFYWCK?
R: Os graus a serem galgados pelos estudantes são distribuídos pelos seguintes níveis:

Laam Dang Taam Lou –Siu Nim Tau.
É o primeiro grau do sistema. A cor azul simboliza Taam Lou (Procurando o Caminho). As Laam Dang (Lanternas Azuis) eram penduradas fora das casas para indicar o local de encontro e prática dos membros de Sociedades Secretas.

Luk Lam Gong Wu – Chum Kiu.
O Segundo grau de cor verde simboliza o Gong Wu (universo das artes marciais). A expressão Luk Lam Ho Han, usado neste nível, refere-se a duas coisas. Primeiro, à floresta verde referida pelas palavras Luk Lam, expressão poética para descrever o universo das artes marciais. Já Ho Han significa “homem honesto”, significando que o praticante é conhecido como pessoa de retidão. Uma vez admitido a uma sociedade secreta chinesa, entrava-se também no universo das artes marciais.

Doi Ming Yuk Yat – Biu Ji.
O terceiro grau, cuja cor é o preto, simboliza o “Alvorecer do Sol”. O preto é usado nesta representação, pois considerava-se que a dinastia Qing representava uma era negra para o povo chinês. O ideograma para o termo Ming (referindo-se à Dinastia) corresponde à palavra brilho. Então esperar pelo nascer do sol significava aguardar o retorno dos Ming ao poder. Sob o ponto de vista marcial, isto indica o período necessário para se tornar um perito nas artes marciais.

Hung Gan Ying Hung – Boneco de Madeira e Armas.
A cor vermelha simboliza o Ying Hung (Herói). Isto significa que o praticante contribuiu para as artes marciais. Também era vermelha a bandana – Hung Gan – que o primeiro Imperador da Dinastia Ming usava quando venceu a última batalha e ascendeu ao trono. As armas desse grau são o Bastão Longo e as Espadas Borboletas. É o mais alto grau.

 

 

 

 

 

 

 

10.

 

Existem kyuhn tou (formas) no Hung Fa Yi?
R: Sim, entre elas formas de mãos vazias (Siu Nin Tau, Baai Jong Baat Bo Jin, Chum Kiu, Biu Ji) e armadas (Bastão e Espadas Borboleta). No boneco de madeira, treinam-se movimentos desarmados e armados.

 

 

 

 

 

 

 

11.

 

Quais são os pré-requisitos para a prática do HFYWC?
R: Como há peculiaridades que variam de escola para escola, pedimos que os interessados na prática do Hung Fa Yi Wing Chun entrem em contato com um centro de treinamento oficial. Os endereços estarão sempre listados, de forma atualizada, neste sítio.

 

 

 

 

 

 

12.

 

Quais são os campos de atuação do treinamento HFY?
R: O sistema Hung Fa Yi compreende métodos consistentes de ensino. Primeiramente, concentra-se na mecânica corporal, trazendo a certeza de um alinhamento apropriado. O conhecimento técnico é, então, adicionado, proporcionando mais detalhes ao praticante. As técnicas são inicialmente ensinadas através da indicação de “o que” e “como” fazer; após, apresenta-se uma camada mais profunda, adicionando-se o “porquê”. O conhecimento técnico pode ser dividido em: conceitos, teorias, princípios, estratégias, táticas e aplicações. Em terceiro lugar. entram os desafios de habilidades, que testam se o praticante teve êxito em suas práticas. Há também aulas teóricas para ajudar a mente a entender melhor o sistema.

 

 

 

 

 

 

 

13.

 

Como os ensinamentos budistas são incorporados no Hung Fa Yi Wing Chun?
R: Hung Fa Yi Wing Chun é estritamente conectado ao Templo Shaolin. Seus ensinamentos baseiam-se no Ch'an (Zen), reforçando assim a sua identidade e permitindo que seus praticantes continuem a carregar e a preservar as tradições dos antepassados.

 

 

 

 

 

 

 

14.

 

Devo ser budista para praticar o HFY?
R: Pessoas de todos os credos, todas as cores e qualquer orientação sexual podem ingressar na família Hung Fa Yi.

 

 

 

 

 

 

 

15.

 

Quero treinar o Hung Fa Yi, como proceder?
R: Deve-se procurar um centro de treinamento ou escola oficial e matricular-se como estudante regular.

 

 

 

 

 

 

16.

 

Onde se localiza um Hung Fa Kwoon e quantas escolas há no Brasil?
R: Associação Hung Fa Yi tem sede nacional no Rio de Janeiros e representa a World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association no Brasil. A lista de escolas de Hung Fa Yi Wing Chun no Brasil pode ser consultada aqui.

 

 

 

 

 

 

 

17.

 

Moro fora do Rio de Janeiro. Como faço para treinar?
R: Para interessados de outras cidades, a Associação dispões de horários nos fins de semana para treinos. Uma outra alternativa é a organização de um workshop a ser ministrado em sua cidade, produzido por você e seus amigos com o apoio da Associação.

 

 

 

 

 

 

 

18.

 

Onde posso comprar livros e fitas sobre o HFY?
R: O Hung Fa Yi por ser uma arte ensinada através do Hou Chuen Saan Sau (transmissão presencial), não comercializa vídeos de qualquer espécie. Se chegar ao seu alcance qualquer material em vídeo sobre o Hung Fa Yi por favor, entre em contato conosco. Quanto a publicações impressas sobre o Hung Fa Yi, encomende conosco o livro "Mastering Kung Fu".

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização em Sáb, 25 de Agosto de 2012 22:18