Hung Fa Yi no Brasil

Imprimir PDF

No final de 2002, Marcelo A. Costa Santos, praticante das artes marciais Hung Kuen e Ip Man Wing Chun, contatou a World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association e o Ving Tsun Museum em busca de mais informações a respeito dos artigos publicados na Kung Fu Qi Gong Magazine acerca do sistema Hung Fa Yi Wing Chun.

A intensa correspondência que se seguiu resultou no projeto de implantação desse sistema no Brasil, e, para sua concretização, concorreram o portal Junco Vermelho (extinto no final de 2004), de Jaques Meneses, e Luciano Santos, um antigo praticante de Wing Chun. Outro praticante dessa arte marcial, também participou desde o início.

Assim, realizou-se, em 24 e 25 de outubro de 2003, o I Workshop sobre Hung Fa Yi Wing Chun no Brasil. No seleto grupo de participantes, estavam os professores Marco Vinicios Gomes (Presidente da Aficorj), Marcos Vinícius Monteiro Neves (mestre carioca de Hung Gar), Márcio Silva (Wing Chun da família Duncan Leung) e San Lii Yat (representante da família Hung Lii). Leonardo Tiengo e Jorge Silva (Ip Man Wing Chun). Ante os bons resultados do primeiro seminário, vários outros se seguiram, tendo aqueles realizados, a partir do final de 2003 contado com a participação do Professor Marcelo Capano.

No primeiro semestre de 2005, Marcelo A C Santos viajou para o quartel-general da World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association e trouxe consigo a autorização para que o grupo original começasse a ensinar discretamente o Hung Fa Yi Wing Chun em nosso país. Esse processo consolidou-se em setembro de 2007, quando o Grão-Mestre Garrett Gee veio ao Brasil e acolheu Marcelo Capano como seu aluno especial e o escolheu como representante da World Hung Fa Yi Wing Chun Associaction no Brasil. Esse, é o único representante diretamente vinculados ao Grão-Mestre Garrett Gee no Brasil; É, portanto, o único membro da 9ª Geração do Clã Hung Fa Yi Wing Chun neste País. Em 2010 após total dedicação, e esforço para divulgação do sistema Hung Fa Yi ao redor do mundo, Sifu Benny Meng deixa o sistema para trilhar o seu próprio caminho, por livre e espontânea vontade.

Em 2011 Sifu Marcelo Capano é nomeado representante  do sistema em toda America do Sul, sendo também o primeiro Membro da World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association certificado por GM Garrett Gee. Atualmente, O Instituto Hung Fa Yi Wing Chun Brasil, sob responsabilidade do Sifu Marcelo Capano, seu dicípulo Si-Hing Pedro Carlos Moreira, é a única Escola onde se pode praticar regularmente o sistema Hung Fa Yi Wing Chun sob a instrução de quem tem vínculo direto com a mais pura fonte dessa centenária arte marcial chinesa. Em nenhum outro local os interessados encontrarão, ali instalados, um membro da 9ª Geração do Clã Hung Fa Yi Wing Chun.


Não perca tempo: faça, você também, parte desta família e desfrute de todos os benefícios de praticar Wing Chun na única Escola, em todo o Brasil, em que o Patriarca do clã Hung Fa Yi é o superior imediato!