A cronologia do Hung Fa Yi Wing Chun

Imprimir PDF

Do templo Shaolin aos dias de hoje.

1644 – Estabelecimento da Dinastia Qing.
Os Manchus invadam vindo do Norte, os leais aos Ming fogem para o Sul, incluindo os monges guerreiros do mosteiro Shaolin do Norte, a Família Real Ming junto com seus generais e as tropas militares.


Metade de 1600 – Era Anti-Qing
Conflito aberto e resistência, fundação das sociedades secretas e organizações para lutar contra os Qing.


De 1660 ao final de 1600 - Era Shaolin do Sul
Formação das sociedades secretas, gênese do Wing Chun dentro da Wing Chun Tong.


Início de 1700 - Era da Sociedade de Ópera
Muitas organizações ocultas continuaram atividades anti-Qing através de várias organizações disfarçadas incluindo a popular Ópera Cantonesa. Depois da destruição do Shaolin do Sul, os revolucionários anti-Qing estabeleceram muitos Tong através do Sul da China para dar continuidade às atividades. Dentro das comunidades de artes marciais, muitos novos estilos de luta foram criados pelos sobreviventes do Shaolin do Sul.


Era Revolucionária
As atividades revolucionárias continuaram através do território controlado pelos Qing.


1800 – Era Anti-Imperialismo
O governo Qing entra em contato com os governos Ocidentais em violentos conflitos. Com cada perda para o poder estrangeiro, a China era forçada a fazer concessões, assim tomava ciência da já corrupta autoridade central Qing.


Início de 1800 a 1850 – Era do Barco Vermelho
O início da história registrada do Wing Chun, esse foi início do Barco Vermelho. Todas as linhagens do moderno Wing Chun traçam suas raízes à Companhia de Ópera do Barco Vermelho. A Ópera Cantonesa serviu como um ponto de junção para muitos estilos de Gung Fu incluídos pelo Shaolin do Norte, Shaolin do Sul, estilos externos, estilos internos, estilos duros, estilos suaves, estilos de pernas, estilos de mãos, estilos militares e estilos acrobáticos. Essa síntese deu aos membros da Companhia de Ópera do Barco Vermelho uma ampla publicidade ás teorias e treinamentos das artes marciais. Alguns membros da Companhia de Ópera do Barco Vermelho eram membros da sociedade secreta e outros somente membros da Ópera.

Depois da maior rebelião no século XIX ter fracassado na qual os membros do Barco Vermelho participaram, muitos dos membros das sociedades secretas debandaram. Foi nesse tempo que a sociedade secreta começou a mudar o foco de sociedade anti-Qing, para política, criminal e grupos focalizados em artes marciais. Adicionalmente, a prática da Ópera Cantonesa foi banida forçando os membros regulares a ganhar a vida através de outros meios. Enquanto a maioria era trabalhadores habilidosos, vários membros do Barco Vermelho se tornaram instrutores de artes marciais, espalhando a arte do Wing Chun para o público em todo o Sul da China.


Início de 1900 a 1950 – Era Pública
Os estudantes da Companhia de Ópera do Barco Vermelho espalharam-se pelas terras do Sudeste da Ásia, disseminando a arte do Wing Chun para o grande público.


1950 a 2006 – Era Moderna e da Globalização
Os estudantes dessa Era espalharam arte do Wing Chun através de todo o mundo em filmes, livros, vídeos, revistas e páginas na internet.