Impressões

Ter, 12 de Agosto de 2008 10:00 Administrador
Imprimir PDF

Joomla! LogoPor Marcelo A.C Santos

Tenho a nítida impressão de que há algumas pessoas que nunca compreenderam o Hung Fa Yi Wing Chun e se afastaram do sistema na mesma situação em que, um dia, pretenderam conhecê-lo: sem saber nada. Posso estar exagerando aqui; talvez essas pessoas tenham percebido muito pouco e, por isso, os juízos de valor que fazem, mesmo os bons, só têm fundamento diante de sua própria percepção.

Também tenho a nítida impressão de que há pessoas que exageram imenso quando

referem-se a si mesmas, à descoberta do HFY e à posição que ocupam. Isso, para mim, é apenas um retrato da baixa auto-estima dessas pessoas.

 

A verdade é que ninguém pode dizer que conhece Hung Fa Yi Wing Chun, a não ser o Grão-Mestre do sistema, que trabalhou intensamente o mantra e o mudra do 3º selo e, assim, vislumbra a natureza do 4º selo.

Quem insiste em dizer que Hung Fa Yi define-se por "Tin Yan Dei Sam Mou Kiu" (Céu, Homem, Terra, Três Pontes de Conexão) e "Sap Ming Dim" (Dez Pontos Brilhantes) desconhece a próxima camada, Ng Loon Ying Jong Faat, Método de Reação das Cinco Rodas. E certamente, outras camadas virão.

Quem insiste em proclamar que é representante disso ou daquilo, que é membro do programa tal ou qual, que é aluno do mestre X ou Y, como se isso fosse algo mais do que verdadeiramente é (um quase-nada), ignora que um dos aspectos mais especiais Hung Fa Yi Wing Chun é o de que trata-se de um caminho em que perceber, vivenciar e aproveitar a viagem é muito mais interessante do que o começo ou o fim da caminhada (até porque não há fim nesse caminho).

E aqui há algo que reputo ser importante para os que praticam e os que vierem a praticar Hung Fa Yi Wing Chun: essa é uma arte marcial cujo aprendizado não termina nunca. Prender-se a títulos ou perseguir graus/níveis/faixas é confundir algumas ferramentas com a obra. E a Pequena Idéia Inicial é, por si mesma, mutável; logo, verdadeira apenas na medida da capacidade de absorção/compreensão do estudante.

O que é HFY e o que alcançarei? Não Sei.

Qual a natureza de minha relação com o Grão-Mestre? A de um simples estudante.

O que sei de HFY? Nada além do que consigo perceber de acordo com o meu grau de maturidade na vida e na prática nas artes marciais.

E o que ganho com isso? Compreender que há múltiplas possibilidades e extrair o melhor do que cada uma que se concretiza pode oferecer. Ou, dito em uma só palavra: liberdade.

 

 

Última atualização em Seg, 10 de Maio de 2010 05:52