Artigos

Linha do Tempo

Qua, 26 de Setembro de 2012 04:51 Marcelo
Imprimir PDF

 

Por William Elliopoulos Discípulo de 9° Geração HFY (São Francisco).

Garrett Gee, um jovem artista marcial chinês, chegou em São Francisco na primeira semana de janeiro de 1975 com a idade de 18 anos. Durante seu primeiro mês ele experimentou seu primeiro desafio público quando 3 gangsters de rua o confrontaram e o atacaram na Union Street na frente do Metro Theater (teatro) nas primeiras horas da manhã. A luta não durou mais do que alguns minutos com todos os combatentes no chão. A notícia da sua luta se espalhou por toda Chinatown e foi menos de três meses depois quando Garrett Gee foi desafiado para uma luta amigável com um dos lutadores do estilo Louva-a-Deus do sul, Wilson Lee, que foi treinado em Hong Kong. Era evidente que as habilidades de Garrett Gee ultrapassavam de longe as de Wilson. Wilson reconheceu que o Wing Chun que o Sifu Gee usou contra ele era muito diferente dos que ele havia visto em Hong Kong e pediu a Garrett Gee para ensina-lo o Hung Suen Wing Chun. Foi assim tão cedo, na idade de 19 anos, que Sifu Gee começou a ensinar em Sâo Francisco.

Última atualização em Qui, 27 de Setembro de 2012 05:57 Leia mais...
 

Estrutura e Hierarquia do Sistema

Ter, 25 de Maio de 2010 00:07 Marcelo
Imprimir PDF

Hung Fa Yi Wing Chun no Brasil

 

Desde setembro de 2007, quando a representação da World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association (WHFYWCKFA) foi oficializada em nosso país, o Hung Fa Kwoon Brasil conta com as seguintes categorias de filiados, no que diz respeito à cadeia de transmissão do sistema:

 

Grão-Mestre: É a expressão viva do sistema Hung Fa Yi Wing Chun, do qual é o guardião. Só há um Grão-Mestre para cada geração e, por isso, seguindo a tradição budista que caracteriza nossa ciência marcial, tal pessoa recebe o título de Bun Jyun (“Raiz Única”). Atualmente, o posto é ocupado por Zhu King Hung (Garrett Gee).

 

Mestres: são tutores com larga experiência, que elegeram o Hung Fa Yi Wing Chun como uma senda em suas vidas. Em nosso caso temos a benção de termos Grão-Mestre Garrett Gee como nosso tutor. Ele é o único o qual atua diretamente na formação de instrutores da WHFYWCKFA.

 

Instrutores: praticantes submetidos a um nível de instrução mais detalhado e aprofundado, os quais, após devidamente testados pelo Grão-Mestre, são reconhecidos como aptos a transmitir níveis completos do sistema. Sifu Marcelo Capano é o único responsável pela transmissão do sistema Hung Fa Yi em nosso país.

 

Membros do Programa de Instrutores: estudantes submetidos a um nível de instrução mais detalhado e especificamente treinados para futuramente transmitir graus e níveis do sistema. Excepcionalmente, podem receber autorização do Grão-Mestre para transmitir conteúdos de graus que conheçam, sendo geralmente chamados de instrutores-assistentes.

 

Estudantes: praticantes regulares de um centro de treinamento (club) ou Hung Fa Kwoon.

 

Colaboradores: são pessoas que admiram o sistema e desejam contribuir para sua consolidação no Brasil, mas não foram iniciadas à prática por intermédio de praticantes qualificadas a transmiti-lo, isto é, ainda não participaram de qualquer treinamento com instrutores-assistentes, instrutores, mestres ou com o próprio Grão-Mestre.

 

Associe-se e faça parte da nossa Família!

Última atualização em Seg, 18 de Junho de 2012 03:20
 

Hung Fa Yi Wing Chun Kuen

Qui, 13 de Agosto de 2009 11:13 Administrador
Imprimir PDF

HFY no brasil


(Punho da Justiça da flor vermelha do louvor a Primavera / Família Chan)



Wing Chun Kung Fu é um estilo, cuja história remonta à China 1700. Segundo a nossa tradição oral foi criada através de uma colaboração de Militares da Dinastia Ming junto com os monges do Templo Shaolin do Sul este estilo explodiu a tornar-se forma mais popular do mundo no Kung Fu.

Duas formas desta arte ancestral veio do Lendário Tan Sau Ng o fundador da Hung Fa Wui Gwoon Rei (opera da flor vermelha) que ensinava Wing Chun aos membros da Opera e depois para a Família Chan. Estes dois pontos Sau considerados o principal ponto de ruptura entre o Hung Fa Yi Wing Chun (Justiça da flor vermelha/ Família Chan) e da arte Barco Vermelho Hung Suen Wing Chun.

Durante os anos 1850, o Hung Suen Hei Baan (紅船戲班), também conhecida como Trupe do Barco Vermelho foi liderada por Wong Wah Bo (黃華寶) e Leung Yi Tai (梁二娣), os mesmos dois indivíduos responsáveis por espalhar o Wing Chun Kuen nos Barcos Vermelhos. O que nós sabemos é que o Hung Suen Hei Baan veio de outro grupo chamado de King Fa Wui Kwoon (瓊花會館, Sociedade da Linda Flor). Esse grupo, porém, foi fundado não no século 19; ao invés disso, foi criado no século 18 próximo ao ano de 1730 por um indivíduo que veio de um par de apelidos: Taan Sau Ng e Cheung Ng. Seu nome real é Cheung Hin (張興). Ele veio de uma família que serviu a Família Real Ming (, Chu), e foi um membro proeminente do Hung Fa Wui (紅花會, Sociedade da Flor Vermelha).

O Fa Wui Kwoon servia para duas funções para Cheung Ng. Na frente pública, seus membros espalhavam sedimentos Anti Ching em forma de operas para o povo da China. Somando sua educação extensa, Cheung Ng era conhecedor da arte do Wing Chun, e espalhou a arte para os membros do King Fa Wui Goon na frente pública. Quando os oficiais Ching locais descobriram as atividades do King Fa Wui Kwoon, eles vieram atrás de Cheung Ng mas este escapou de ser capturado. Cheung Ng deixou a divulgação publica e ao invés disso permaneceu próximo a amigos da família, a família Chan ().

Mesmo deixando a exposição pública para trás, Cheung Ng continuou sua vida com a família Chan (陳氏世家)e passou a arte do Wing Chun para eles em particular. Pelas próximas três gerações, a da família Chan preservou suas tradições e conhecimento do Wing Chun. As atividades da King Fa Wui Kwoon, porém, continuou com sua formação eventual do Hung Suen Hei Baan nos anos 1850. Nessa mesma era, um dos membros da família Chan, apelidado de “Hung Gun Biu” (紅巾彪), foi um líder da Sociedade dos Boxers Hung Gun no Jung Yi Tong (忠義堂). As atividades revolucionárias de Hung Gun Biu continuaram até 1874 quando a Revolta dos Boxers entrou em colapso. O que Hung Gun Biu passou para frente depois de deixar de liderar o grupo revolucionário é o que conhecemos hoje como o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.

Durante o desenvolvimento do livro “Complete Wing Chun”, o nome Hung Suen Wing Chun (紅船詠春) foi decisivamente dado como honra das raízes do Hung Fa Yi para Cheung Ng, e ele é o ancestral comum do Wing Chun entre a Sociedade de Ópera do Barco Vermelho (紅船戲班會) e a Sociedade dos Boxers da Bandana Vermelha.(紅巾拳師會)


A arte do Wing Chun foi elaborada como um veículo para experimentar uma idéia específica, e mais importante, uma verdade universau. Em termos de propósito e função, a idéia para a criação do Wing Chun foi oferecer um forma para aqueles que buscavam se expressar de forma combativa, e com toda sua integridade intacta, alcançar o objetivo da maxima eficiência. Com intuito de completar essa idéia monumental de uma forma que nunca havia sido desenvolvida antes, muitos fatores filosóficos da natureza humana também se tornam considerações fundamentais no desenvolvimento da arte.

Combate, e as consequencias potenciais que vem com ele, é um verdadeiro teste para a fortitude spiritual de alguém. A verdade específica que todos nós buscamos experimentar como artista marcial genuino do Caminho é em última instância, estar em total harmonia com o universo que nos rodeia. A Harmonia foi ser alcançada pela idéia de Máxima Eficiência. Isso não é para ser entendido como um momento passageiro dentro do tempo; melhor do que isso é cultivar nossa atenção total em todos os momentos de nossa experiência humana e spiritual em vida.

Wing Chun Kuen foi engenhosamente desenvolvido por lideres guerreiros e lutadores do Caminho Marcial. Com o intuito dessas duas classes experimentarem e usarem a arte do Wing Chun Kuen, duas abordagens foram produzidas para facilitar suas jornadas. Isso foi feito sem necessidade. Uma trilha foi desenvolvida para espalhar mais abertamente o uso para treinar lutadores de Wing Chun habilidosos em um tempo relativamente curto, que é chamado de Siu Lien Tao (詠春拳小練頭, Pequeno Exercício Incicial). A segunda trilha continha o treinamento de combate da sua contraparte Siu Lien Tao, que teve muito mais condições de permanecer. Essa trilha não é compatível para espalhar largamente à exposição devido à sua natureza complexa. O núcleo do conhecimento tecnico do Wing Chun, com suas formulações e construções originais, dá a ele o crescimento no governo de todos os aspectos dessa abordagem de treinamento. Esses componentes geneticos permitem a replicação da arte, e é chamada de Siu Nim Tao (詠春拳小念頭, Pequena Idéia Inicial).

O Método do Exercício

Siu Lien Tao é uma trilha orientada de tecnicas e aplicações, e carrega a marca geral da arte da luta assim como o conceito de estrutura funcionalmente suficiente para lutadores. Esse método contem em si (de maneira completa) a idéia operacional do Wing Chun. Além disso, Siu Lien Tao é is projetado para ser muito flexivel. Este pode ser costurado para encontrar o praticante no seu estágio de desenvolvimento, contanto que os métodos permaneçam orientados para o objetivo de acelerar a competência combativa.

Siu Lien Tao foi desenvolvido por lideres guerreiros para treinar seus lutadores de forma fácil e rápida, sem uma demanda grande ou extensa do tempo restrito do lutador para se tornar eficiente em combate. Conceitos e teorias fundamentais com respeito a estruturas trianguladas do corpo e estratégia básica e tática foram incluidas, logo, cada lutador poderia ter entendimento o suficiente para se auto-corrigir em ação. Treinamento com armas, treino individual e em grupo, rotinas e combate vivo, todos fazem parte do Siu Lien Tao. Muito do sucesso de um praticante é altamente dependente de sua experiência e talento totais. Ainda assim, para sua realidade intencionada, esse metodo é feito para ser exercitado dentro e fora, então executado em batalha.

O Metodo Conceitual

A composição do núcleo do Siu Nim Tao é baseada na sintese de vários conceitos sobrepostos que dirigem-se a fatores de Tempo Espaço e Energia. Essa trilha nunca foi a intenção das pessoas comuns, uma vez que isso requer uma extensiva capacidade intelectual além de treinamento de combate altamente exigente e disciplinado. Há uma grande extenSau de requerimentos e progressões de combate elaboradas que vem junto com o treinamento. Em contraste com o método Siu Lien Tao, Siu Nim Tao é intensamente mais exigente na demanda das qualidade e recursos de alguém.

A informação central sobre a tecnica e filosofia do Wing Chun é, em última instância, requerida para replicar precisamente a arte de alcançar a Maxima Eficiência. Pela própria natureza da Maxima Eficiência não há nada que possa ser adicionado, subtraido ou alterado. Isso foi descoberto como um princípio inerente a essa realidade e assim como todas as verdades do universo, isso existe contrariando tudo mais. Não requer “operador” para existir ou funcionar.

Mesmo assim, como esse princípio (Verdade UniverSau) faz parte de nossa forma física e nossa realidade tridimensional somadas à quarta dimenSau do Tempo, formulas e equações se tornam superiores com respeito a Maxima Eficiencia. Essa é a parte de considerações para o caminho do Siu Nim Tao do Wing Chun. Esse é um metodo de combate excessivamente científico.

Considerações Filosoficas

Com o intuit de conseguir a harmonia de alguém com o universo, este não pode negar a realidade e o relacionamento de equilibrio e caos. A naruteza de todas as formas de energia (interna e externa) que nós experimentamos Sau um fluxo constante, and nisto consiste o desafio de nossa existência. Como alguém pode incorporar a verdade através de um mundo de constants flutuações? O caminho requer as pessoas mais dedicadas devido à natureza científica da jornada e seus profundas intimidades filosoficas.

O objetivo potencialmente existencial do Wing Chun teve que lisongear a natureza da experiência humana assim como o que nós nos referimos como “estações de crescimento” ou Saam Mo Kiu (三摩橋, três pontes conectoras). A metodologia do Saam Mo Kiu se refere a todas as necessidades de nossa atenção filosofica, física e spiritual. Isso significa que todas as realidades do combate devem se elevar através das lentes da Máxima Eficiência. Tudo deve ser matéria de estudo para a lógica das causas, efeitos e consequencias. O que é correto ou incorreto baseado na ciência? O Wing Chun não tem excesSau na extenSau de conhecimento para a investigação de todas as coisas. Esses pontos Sau artefatos exemplars da influencia Confuciana do acadêmico e filósofo Chu Hsi (朱熹), que foi um professor de muitas coisas incluindo o Maior Aprendizado (格物致知). No curso de nossas contemplações com respeito a nossa própria natureza interna, os princípios de nossa realidade, e nosso relacionamento com as coisas, tudo tem o seu lugar e tempo certos em o que nós fazemos na vida.


Tendo sido feita essa apresentação, nós iremos examiner a influência das duas abordagens de trilha

do treinamento de combate no Wing Chun do tempo de Cheung Ng até o Wing Chun que nós conhecemos e amamos hoje em dia.

Wing Chun e o tempo do King Fa Wui Kwoon

Quando Cheung Ng (張五) foi publicamente ativo dentro da King Fa Wui Kwoon (瓊花會館, Sociedade da Lenda Flor) durante os anos 1730, ele teve muitas responsabilidades para cuidar. Como um movimentador e agitador proeminente, ele orquestrou todos os acontecimentos entre as peças teatrais da Opera de Pequim, recrutamento e treinamento de membros e as atividades politicas por trás das cenas com a Hung Fa Wui (紅花會, Sociedade da Flor Vermelha). Devido a essas circunstancias, ele não foi capaz de dedicar todo os seu tempo e atenção para ensinar ambas as trilhas do Wing Chun Kuen (詠春拳). Ele não ensinou kung fu por profisSau ou estilo de vida. Contudo, a primeira trilha do Wing Chun Siu Lien Tao foi a trilha que mais se encaixava para esse ambiente. Enquanto ele focava todo em todas as outras tarefas operacionais mensionadas acima, Cheung Ng leva o crédito como sendo aquele que ensinou alguns dos membros da Sociedade da Opera as aplicações técnicas e conceitos primaries e princípios do Wing Chun Kuen Siu Lien Tao no começo dos anos 1700.

O governo capturou como acusados de crime politico, membros de peças teatrais com tema anti-Ching, e procuraram encontrar os dominios de Cheung Ng. Sem conhecimento do governo, Cheung Ng decisivamente se escondeu dentro da bem estabelecida e ponderosa família Chan para escaper da captura do governo. Essa ação, infelizmente, também significou o fim do seu envolvimento com a King Fa Wui Kwoon e a concluSau do seu papel com a Sociedade de Opera do Wing Chun. A King Fa Wui Kwoon porém, se continuou se movendo até se tornar na Hung Suen Hei Baan (Trupe de Opera do Barco Vermelho) aproximadamente 120 anos depois.

A família Chan (陳氏世家) foi bem conhecida para ele em um nível pessoal. Eles eram de fato o principal suporte financeiro da King Fa Wui Kwoon e tinha vários integrantes anti-Ching. Mais do que isso, um dos membros da família foi um irmão de juramento com sangue e melhor amigo de Cheung Ng, Chan Jing Lin (陳正年).

Protetores: a Era da família Chan

Cheung Ng usou essa mudança nos eventos para ensinar seu Wing Chun para Chan Jing Lin e outros membros da famiilia Chan em particular. Cheung, tendo mais tempo em suas mãos e mais importante, privacidade, foi capaz de mergulhar nas camadas mais profundas do seu Wing Chun com eles ao longo dos anos seguintes. Os Chan eram uma família financeiramente poderosa e enraizada no sul da China. Eles tiveram grande influência em muitas seções da sociedade poise ram bem educados, estabelecidos e aculturados. Eles eram convenientemente situados em tempo e recursos, o que permitiu Cheung Ng ensinar a eles as duas trilhas da metodologia do Wing Chun um por um.

Ao usar a segunda trilha do sistema Wing Chun, Siu Nim Tao, Cheung Ng ensinou a eles as facetas centrais do Tempo, Espaço e Energia somadas aos conceitos de Céu, Homem, Terra junto com as progressões de combate e os métodos de treinamento do corpo. Ao longo de muitas gerações, eles acumularam conhecimento do Wing Chun que é hoje encontrado no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen de hoje. A seguir, há uma lista de seis classificações de Tien Yan Dei, descrevendo o combate emu ma lingua do Conceito de Tempo, Espaço e Energia.


紅花義詠春派

Hung Fa Yi Wing Chun Pai –
三摩橋天人地時空能拳理心法:

Saam Mo Kiu Tien Yan Dei - Formula do Tempo Espaço Energia

四門天人地法, Sei Mun Tien Yan Dei Faat
六門天人地法, Luk Mun Tien Yan Dei Faat
椿手天人地法, Jong Sau Tien Yan Dei Faat
子午穚天人地法, Gee Ng Kiu Tien Yan Dei Faat
乾坤椿天人地法, Kin Kuan Jong Tien Yan Dei Faat
奌一線天人地法, Saam Dim Yat Seen Tien Yan Dei Faat


De acordo com o Hung Fa Yi Wing Chun Pai, há três sucessões de Wing Chun dentro da era da família Chan de 1730 à 1850. Ao longo desses aproximadamente 120 anos, o homem que suscedeu Cheung Ng como segunda geração foi Chan Sai Yuan (陳世隱), o filho de Chan Jing Lin. Chan Sai Yuan passou para frente o conhecimento central para Chan Bo Jung (陳保中), seu próprio filho. Na metade dos anos 1800, Chan Bo Jung ensinou ao filho de sua irmã (seu sobrinho), Chu Tien Jow (朱天就). Chu Tien Jow é conhecido como Hung Gun Biu (紅巾彪 ) ou Chan Biu (陳彪) respectivamente via Sociedade dos Boxers da Bandana Vermelha, cujo papel em passar para frente o Wing Chun para a quinta geração não tomou forma completa até depois da queda da Revolta dos Boxers em 1870.

Lealdade e Retidão: A Sociedade dos Boxers da Bandana Vermelha

O Hung Gun Wui Jung Yi Tong (紅巾會忠義堂, Salão da Lealdade e Retidão da Sociedade da Bandana Vermelha) foi uma sociedade descendente da Hung Fa Wui do século anterior. Por 10 anos Hung Gun Biu comandou os Boxers Hung Gun em muitas batalhas que ocorreram ao mesmo periodo da Trupe de Opera do Barco Vermelho. Ele ensinou seu grupo as aplicações tecnicamente orientadas de combate essenciais (Siu Lien Tao). Nesse caso, porém, ele somente se referiu a esse método como Hung Fa Kuen (红花拳, Punho da Flor Vermelha). Tempo era uma coisa preciosa, então sua razão para treinar suas tropas na trilha do Siu Lien Tao tinha um sentido. Ter seus lutadores treinados rapidamente e de forma adaptada para cada incurSau era fundamental.

Comparado ao tempo que Cheung Ng ficou na Hung Fa Wui, as prioridades de Hung Gun Biu foram focadas em atividades contra o governo via Hung Gun Wui Jung Yi Tong. Hung Gun Biu liderou a batalha final dos Boxers Hung Gun de 1862 – 1874, e com o colapso da revolução ele se retirou de seu commando em 1874. Permanecendo anonimo para o public em sua retirada, ele então retomou a tradição do ensino direto (口傳身授, Hau Chuen San Sau) o núcleo do sistema Hung Fa Yi Wing Chun Kuen de forma privada dentro da família Chan.

Seu papel como protetor da quarta geração da arte foi passar o conhecimento complete do Wing Chun para um successor de valor que podería preserver a naturaza imutável do Siu Nim Tao e tudo que vem com isso. Logo, com a Revolta dos Boxers tendo acabado, ele dedicou sua vida a passar a arte inteira para ser preservada pela família Chan. Ambas as abordagens foram protegidas e mantidas por trás das paredes da casa dos Chan durante esses tempos. Hung Gun Biu foi suscedido por seu parente e companheiro como membro da Sociedade dos Boxers Hung Gun, Cheung Gung (張弓).
Descendentes da Trupe de Opera do Barco Vermelho

Há muitos eventos identificaveis que podem ser apontados na história do Wing Chun onde as duas abordagens foram consideradas apropriadas para transmição. É ditto que nas Operas do Barco Vermelho, Wong Wah Bo (黃華寶) ensinou a versão“masculina” do Wing Chun, e seu sidai Leung Yi Tai (梁二娣) ensinou a versão “feminina”. Leung Jan (梁贊) por exemplo, aprendeu de ambos.

Ele no final das contas inventou diversas variações de seu próprio Wing Chun de acordo com as necessidades de seus pupilos.

Durante seu tempo em Foshan ele ensinou Chan Wah Shun (陳華順) uma abordagem quadriculada do Wing Chun. Ele também ensinou seu próprio filho Leung Bik (梁壁) de forma diferente de Chan Wah Shun. Quando Leung Jan se isolou em sua terra natal, a Vila Kulo ele ensinou aplicações de San Sau, e ele também ensinou uma abordagem com o corpo de lado chamada Pin Sun Wing Chun para Wang Wah Saam (王華三) que pediu para ser seu estudante. Todas as interações diferentes do Wing Chun, Leung Jan modificou para cada estudante de acordo com seu biotipo, circunstancias, e seu próprio julgamento pessoal como seu Sifu.

Ip Man (葉繼問), que é comprovadamente o mestre de Wing Chun mais famoso, também aprendeu de dois mestres de Wing Chun. Primeiramente ele aprendeu de Chan Wah Shun em Foshan quando jovem, e depois aprendeu de Leung Bik após ir para Hong Kong. A história diz que quando se encontrou com Leung Bik, desconhecido para Ip Man naquela ocasião, Leung pediu para Ip Man para demonstrar seu Wing Chun e Ip Man não conseguiu penetrar nas defesas do homem mais velho. Ele então ficou sabendo que Leung Bik era tio de seu tio de Kung fu (sibak), e se tornou seu aluno. Graças a Leung Jan e a popularidade de Ip Man e seu todai, muitas pessoas estão experimentando o Wing Chun em escala global hoje em dia!
Há muitos grupos diferentes de Wing Chun, este artigo somente menciona alguns poucos. A realidade da trilha de técnica de combate orientado Siu Lien Tao do Wing Chun é um grande objeto de continua mudança de uma pessoa adaptando-o para outra. A trilha do Siu Nim Tao é o exato oposto sendo imutável devido a toda demanda para sua preservação em nome dos princípios centrais da Máxima Eficiência.

Baseado nas duas abordagens de aprendizado do Wing Chun, nós podemos ver muitos exemplos do efeito da adaptação em ambos os lados, publico e privado desde 1850. Isso ocorre porque nós todos podemos ver similaridades e diferenças ao longo dos vários grupos de hoje e do passado. Entre a Trupe/Sociedade de Opera do Barco Vermelho e a Sociedade dos Boxers da Bandana Vermelha à Cheung Ng, nós podemos identificar a marca registrada das duas abordagens do Wing Chun. Siu Lien Tao e Siu Nim Tao Sau realmente dois lados da mesma moeda, fatores Comuns e Unicos entre os clans de Wing Chun clans

Se nós fossemos observar a jornada da arte do Wing Chun de trás para frente ao longo dos três últimos séculos, o que nós iríamos esperar, ou não esperar achar? Quais Sau as respostas que nós buscamos? Antes dos anos 1850, menos do que um punhado de gente sabia sobre o Wing Chun. No marco de era de 1850, nós vemos pelo menos duas facções de Wing Chun (Trupe de Opera do Barco Vermelho e Sociedade dos Boxers da Bandana Vermelha) indicando que Wing Chun começou a mudar. Wing Chun não foi criado nos anos 1850, mas essa época deve ser vista como um Acontecimento no Horizonte (surgimento para os olhos públicos). Há uma história além dos panos dos anos 1850, e esse artigo põe uma luz na direção da linhagem da família Chan e Cheung Ng da Sociedade da Flor Vermelha.

Através das contribuições públicas de Cheung Ng’s com a King Fa Wui Kwoon e a Sociedade de Opera do Barco Vermelho, além de seus ensinamentos particulares do Wing Chun para a família Chan até a Sociedade de Boxers Gun, há muito o que considerer e descobrir olhando nossa herança familiar do Wing Chun. Essa figura é o descendente comum que nós podemos apontar como o porque de todas as similaridades e diferenças nos clans de Wing Chun de hoje em dia. Há inumeros exemplos que podem ser apontados como silaridades que Sau compartilhadas e grande fartura de singularidades.

Para ilustrar, quase todas as famílias de Wing Chun tem o Siu Nim Tau, Chum Kiu, Biu Gee, Boneco de Madeira, Espadas Borboleta, e Bastão Longo. Há várias maneiras diferentes de praticar cada umas dessas coisas. Outro exemplo é a técnica Bong Sau (膀手) do Wing Chun. Alguns utilizam o pulso reto e outros o pulso curvado. Todos os os Bong Sau do Wing Chun Sau considerados uma similaridade. Como o Bong Sau é utilizado pode ser considerado como parte das diferenças.

Na Terceira seção da forma Siu Nim Tao do Hung Fa Yi Wing Chun, ambas as variantes existem e ambas Sau consideradas verdadeiras baseadas em suas definições dentro dos princípios e conceitos do sistema. A variante do pulso reto é chamada de Ying Bong Sau (鷹膀手, Braço de Asa de Águia) que é direcionado para a dimenSau vertical do espaço, e a variante com o pulso curvado é chamada de Hok Bong Sau (鶴膀手, Braço da Asa de Garça) que é direcionado para a dimensão horizontal do espaço. Um terçeiro Bong Sau também existe e alguns consideram-no como Laan Sau (攔手, Braço Barreira) mas é classificado como pertencendo a categoria de Bong Sau baseado no Saam Mo Kiu do HFY, tecnologia do método de progresSau do Chi Sau da Roda do Tempo e Espaço.

Todas as três tecnicas tem sua base para uso considerando alcance, dimenSau espacial, tipo de energia, estratégia e tática. A fuSau desses fatores vem na realidade do combate. Cada uma dessas tecnicas serve a seu único propósito, o que define e separa das outras formas, mesmo assim todas as três pertencem – e estão conectadas – à fundação dos detalhes técnicos do Siu Nim Tao do Wing Chun.

Conclusão

Quando refletimos na jornada que o Wing Chun viajou ao longo dos últimos três séculos, nós sabemos que ele assumiu muitas formas e influenciou as vidas e direções de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mesmo assim, quanto mais fundo vamos na história, as coisas se apresentam com uma fonte em comum. Há facetas sem preço para a arte do Wing Chun. Que essas informações alimentem nossa grande comunidade ainda mais com essa viSau da história do passado do Wing Chun. Que esse artigo faça surgirem perguntas e ofereça coisas para contemplar. Como tanta diversidade veio do Wing Chun? Porque há diferenças? Porque há similaridades, algumas profundas e outras no nível superficial? Em que ponto da história certas coisas aconteceram? Há muitas perguntas para responder e descobrir para todos e para cada um de nós.

Cada ramo do Wing Chun tem seu lugar na história, deixou sua marca registrada em nossos corações, e todas tem muito a oferecer ao mundo hoje. Há uma história incrivel em todas as versões da jornada do Wing Chun através dos séculos. Há grandes coisas para descobrir (e mais importantemente compartilhar) sobre as sementes que nos conectam ao passado do Wing Chun. Como nossa geração avança com o Wing Chun Kuen para o futuro, deixe-nos faze-lo com um entendimento mais claro de nossa maravilhosa história e cultura e como gerentes dessa grande arte.

Última atualização em Sex, 05 de Junho de 2015 01:02
 

Impressões

Ter, 12 de Agosto de 2008 10:00 Administrador
Imprimir PDF

Joomla! LogoPor Marcelo A.C Santos

Tenho a nítida impressão de que há algumas pessoas que nunca compreenderam o Hung Fa Yi Wing Chun e se afastaram do sistema na mesma situação em que, um dia, pretenderam conhecê-lo: sem saber nada. Posso estar exagerando aqui; talvez essas pessoas tenham percebido muito pouco e, por isso, os juízos de valor que fazem, mesmo os bons, só têm fundamento diante de sua própria percepção.

Também tenho a nítida impressão de que há pessoas que exageram imenso quando

Última atualização em Seg, 10 de Maio de 2010 05:52 Leia mais...
 


Página 1 de 2